Pesquisar neste blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Equipe " CHUNK"

Fabricia Galibi  -   Kleyson Santiago
Alexandre Rodrigues - Rodrigo Santos
Eduardo Tavares - Carlos Tavares

CHUNK

A memória de curta duração é composta basicamente por CHUNKS!
fonte: http://ihmbr.blogspot.com/2008/03/aula-2-o-sistema-perceptual-humano.html

Sistema Cognitivo

Psicologia

A psicologia cognitiva estuda os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento. Atualmente é um ramo da psicologia dividido em inúmeras linhas de diferentes pesquisas e algumas vezes discordantes entre si. Cognitione, que significa a aquisição de um conhecimento através da percepção. É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento e na percepção, também na classificação, reconhecimento e compreensão para o julgamento através do raciocínio para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas. De uma maneira mais simples, podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada através dos cinco sentidos.
Mas a cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e consequentemente, a nossa melhor adaptação ao meio - é também um mecanismo de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno. Ela é um processo pelo qual o ser humano interage com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem perder a sua identidade existencial. Ela começa com a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre a percepção. É portanto, um processo de conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registrado na nossa memória.

 Fonte: Wikipédia.org


O SISTEMA COGNITIVO - Memória



Nas tarefas mais simples, o Sistema Cognitivo (SC) serve meramente para conectar entradas do Sistema Perceptual para saídas corretas do Sistema Motor.
Entretanto, a maioria das tarefas realizadas pelo humano envolve de forma complexa aprendizado, recuperação de fatos e resolução de problemas.
Existem duas memórias associadas ao SC no MPIH, que formam as bases
para o entendimento de estratégias e teorias em IHC são elas:
Memória de Curta-Duração (MCD)
Memória de Longa Duração (MLD).
Grosseiramente a MCD é usada para armazenar informação sob consideração no momento de determinada atividade e a MLD é usada para armazenar informação a ser acessada em longo prazo.






MCD
A Memória de Curta Duração, ou Memória de Trabalho armazena os produtos intermediários do pensamento e as representações produzidas pelo Sistema Perceptual.


MLD
A Memória de Longa Duração armazena a massa de conhecimento do usuário: fatos, procedimentos, história, etc.
Conceitualmente pode ser entendida no modelo como uma rede de chunks acessados de forma associativa a partir da MCD ou Memória de Trabalho.